terça-feira, 30 de abril de 2013

POÇO VERDE ESTEVE REPRESENTADA NO XV ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS.

            A Prefeitura de Poço Verde através da Secretaria de Assistência Social do nosso município foi representada no maior evento da assistência: XV Encontro Nacional do CONGEMAS, no Anhembi - São Paulo,que aconteceu de 22 a 24 de abril. Na foto, o Secretário de Assistência Social do Município Alexandre Dias com a Secretária Nacional de Assistência Social Denise Colin. A Secretaria reafirma o compromisso ético-administrativo voltado para à qualidade do atendimento, entendendo a assitência social como Direito e nâo Caridade.

sábado, 13 de abril de 2013

Governo discute políticas sociais para a população sergipana Sergipe Mais Justo


“É possível mudar a realidade, é possível fazer com que as pessoas que estavam invisíveis sejam atendidas pelos programas do Governo e saiam da extrema pobreza”. Com essa afirmação, a secretária de Estado da Inclusão Social,Eliane Aquino, iniciou a apresentação dos programas, projetos e serviços executados pela Seides no Seminário Estadual de Políticas Sociais, realizado nesta sexta-feira, 12, no Hotel Mercure, em Aracaju.
O evento, que reuniu prefeitos e secretários municipais, foi promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) com o objetivo de explanar aos gestores informações sobre os programas emergenciais e estruturantes executados pela Secretaria para beneficiar a população sergipana.
Foram esclarecidas dúvidas sobre Bolsa Família, Cadastro Único, Mão Amiga, Arranjos Produtivos Locais, Medidas Socioeducativas e Protetivas, Pronatec e ações de Combate à Seca realizadas pela Defesa Civil e pelo departamento de Segurança Alimentar e Nutricional. Na ocasião, a secretária Eliane Aquino destacou as ações do Plano Sergipe Mais Justo.
“ As políticas públicas estão cada vez mais perto das pessoas extremamente pobres. Conseguimos reduzir o índice de extrema pobreza. Nesse sentido foi lançado o programa Sergipe Mais Justo, que está baseado em um conjunto de ações que integram várias secretarias do Governo. Com o empenho dos municípios estamos conseguindo mudar a realidade do nosso povo ”, destacou Eliane Aquino.
A secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva, em sua fala, ressaltou a transformação da política de assistência social no País. “A Assistência Social se tornou um política intersetorial, com interface com outras áreas, como a Educação, a Saúde, a Agricultura. Sergipe é um Estado que transformou a imagem da Assistência, deixando para trás o assistencialismo e priorizando o desenvolvimento da população”.
O prefeito de Indiaroba, José Leal Bittencourt disse que a reunião foi um momento para ficar na história de Sergipe. “ Quando entrei na prefeitura, principalmente no meu caso, que nunca fui político, cheguei com muita vontade de começar a implementar as políticas públicas. Encontro dificuldades, mas percebo que com parcerias como a da Seides, tenho possibilidades de cumprir bem o meu papel , sempre com o auxílio do Governo do Estado”.
O secretário de Assistência Social de Poço Verde, agradeceu o apoio do Governo. “A população de Poço Verde está muito grata pelo trabalho realizado pela Defesa Civil Estadual, através da distribuição de água. Entendemos que é um grande esforço do Estado” .
Ações
Outro ponto destacado foi a orientação sobre o Cofinanciamento Estadual, que significa o Estado repassar recursos financeiros diretamente às prefeituras para auxiliar no atendimento à população. Como uma das metas do Governo do Estado é ampliar o cofinanciamento, a reunião teve o objetivo de esclarecer as dúvidas dos gestores municipais e estimulá-los a buscarem sanar as pendências na documentação.
Também foram relatados pela Defesa Civil Estadual as ações de enfrentamento aos efeitos da seca. Atualmente 29 municípios estão em Estado de Emergência por conta da Seca e além da distribuição de água, através da Operação Pipa, e da distribuição de cestas básicas às famílias que se encontram nesses municípios em situação de insegurança alimentar e nutricional serão desenvolvidas outras ações como a aquisição de material forrageiro para animais (Rolão de milho e palma), perfuração de poços artesianos, aquisição de pastilhas de cloro para contínua desinfecção da água da Operação Pipa e a recuperação e ampliação de barragens de terra no municípios em Situação de Emergência, realização de serviços mecanizados de preparo do solo em propriedades de pequenos agricultores familiares do Estado e ainda a aquisição e distribuição de sementes certificadas de graníferas e hortaliças, sementes de forrageiras arbóreas e essências florestais, bem como mudas de frutíferas para o apoio ao fortalecimento de cadeias produtivas da agricultura familiar de Sergipe.  
Presenças
Ainda participaram do encontro os prefeitos de Pedra Mole, João José de Carvalho Neto; de Nossa Senhora Aparecida, Verônica Santos Souza; de São Domingos, Pedro Silva; de Maruim, Jeferson Santos; de Siriri,Gervásio Celestino; de Pinhão, Eduardo Marques; da Barra dos Coqueiros, Airton Martins; de Macambira, Ricardo Souza; de Canhoba, Elinalda Pereira; de Nossa Senhora das Dores, Fernando Silva; de Riachuelo, Cândida Leite e a vice-prefeita de Itabaiana, Maria de Lourdes Machado.
Fonte: Site SEIDES.

Eliane Aquino, secretária de Estado da Inclusão Social


Alexandre Dias, secretário de Assistência Social de Poço Verde

sexta-feira, 12 de abril de 2013

AULAS DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES JÁ INICIADAS

        As aulas dos cursos oferecidos pelo SENAI em parceria com a Prefeitura Municipal de Poço Verde através da Secretaria de Assistência Social, tiveram início no dia 01/04, com uma aula inaugural que contou com a presença do Exmo Sr. Prefeito Thiago Doria, do Secretario de Assistência Social Alexandre Dias, do Secretario de Educação Profº Caduda, os Professores do SENAI, o Sr. Mario e o Sr. Celestino, colaboradores da Secretaria de Assistência Social e alunos dos cursos . 
      As aulas estão sendo realizadas na Escola Governador Antonio Carlos Valadares e no anexo da Secretaria de Educação, ambos localizados no bairro Vaquejada, nos três turnos. A duração dos cursos de Pedreiro de Alvenaria, Pintor de imóveis e Aplicador de revestimento cerâmico tem duração de 2 meses e meio.